top of page
Buscar

Dia mundial do câncer: a importância da conscientização

Hoje, dia 4 de fevereiro, é o dia mundial do câncer. Essa data foi criada com a intenção de conscientizar a população sobre essa doença que é capaz de matar mais de 8,3 milhões de pessoas por ano no mundo todo.


Neste artigo, você vai entender mais sobre a importância do diagnóstico precoce e da conscientização em relação à doença. Continue a leitura abaixo e confira mais informações sobre o tema.



Dia mundial do câncer: a importância da conscientização


No dia mundial do câncer, é preciso entender mais sobre a importância da data e da conscientização global sobre a doença.


A data, que foi criada em 2005, dá origem a uma campanha criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que tem o objetivo de mobilizar as pessoas a refletir e desenvolver ações que possam incentivar a prevenção desta doença.


A campanha do dia mundial do câncer de 2023 tem o emblema “Por cuidados mais justos” e tem o objetivo de mostrar como a doença, quando detectada precocemente, pode ter resultados positivos.


A campanha quer mostrar que qualquer cidadão tem direito aos cuidados e procedimentos necessários tanto para a prevenção quanto para o tratamento do câncer.


Por isso, a cada ano, uma nova campanha surge para mobilizar a população e garantir o acesso aos cuidados de prevenção, como consultas e exames de rotinas na tentativa de controlar e combater o câncer.


Sendo assim, quando falamos na importância do dia mundial do câncer e da conscientização, estamos falando uma busca contínua e em conjunto que possa garantir o acesso a consultas para todos.


Dados sobre o câncer


Além de conscientizar, o dia mundial do câncer traz um alerta sobre os riscos de mortalidade pela doença no mundo todo.


Só aqui no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que 704 mil casos de câncer por ano até 2025.


Essa mesma pesquisa revela que o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).


Já em homens, predomina-se em todas as regiões do país o câncer de próstata, com um total de 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.


O fato é que milhões de pessoas em todo o mundo, no entanto, não têm acesso a cuidados adequados assim como não têm informações confiáveis sobre as chances de contrair câncer.


Muitas pessoas também não têm o acesso ao básico, como contar com os serviços de saúde ao surgirem os primeiros sintomas da doença e nem receberem tratamento e apoio oportunos no caso do diagnóstico de um câncer.


Por isso, propagar corretamente a campanha do dia mundial do câncer ajuda a trazer informações pertinentes sobre o tema e ajudar quem mais precisa. É a oportunidade que temos de levar muitas informações para cada canto do mundo.


Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler mais assuntos relacionados em nosso blog.


Em caso de surgimento de qualquer sintoma, não deixe de procurar um médico e realizar avaliações e exames.


Diante de qualquer dúvida sobre o tema, entre em contato com o Dr. Paulo Teixeira e conheça seu consultório urológico, localizado em São Gabriel!

2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page